O Documentário ‘A Escolha É Nossa’ (The Choice is Ours) é o mais recente trabalho do Projeto Venus, produzido por Roxanne Meadows e Joel Holt.

O documentário explora diversos aspectos da nossa sociedade. É mostrado como e porque nenhum arranjo social até o presente foi capaz de proporcionar um mundo pacífico e produtivo. Embora a humanidade pareça tecnicamente avançada, os nossos valores e comportamentos são muito arcaicos.

A possibilidade de um futuro otimista é drasticamente contrastada com os nossos dilemas sociais, econômicos e ambientais atuais. Cientistas, profissionais de mídia, autores e outros pensadores analisam as diversos facetas das dificuldades que enfrentamos.

A Parte I fornece uma introdução e uma visão geral das condições culturais e ambientais atuais, conflitantes com a intenção de uma sociedade sustentável. Os determinantes do comportamento serão explorados, junto com a desconstrução do mito da “natureza humana”, evidenciando como o ambiente tem um papel fundamental nesse cenário.

A Parte II questiona os valores e as consequências de nossas estruturas sociais, ilustrando como o nosso sistema monetário global é obsoleto e se torna gradativamente mais insuficiente para atender às necessidades da maioria das pessoas. É feita uma análise crítica dos setores bancários, de mídia e dos sistemas de justiça penal, que mostram que estas instituições acabam por ser, em última instância, ferramentas de controle social geridas pela elite política e econômica estabelecida.

A Parte III explica os métodos e as potencialidades da ciência, além de propor soluções que podemos aplicar no momento para eliminar o uso de fontes não-renováveis de energia.

A Parte lV finalmente será retratada a visão do Projeto Venus para a construção de um mundo inteiramente novo, de baixo para cima – o “redesenho da cultura”, de modo que todos possam desfrutar de um alto padrão de vida, livre de servidão e de dívida, mantendo ainda a conservação ambiental como prioridade essencial.

A escolha é nossa!

“Quando toda ciência e tecnologia forem usadas dentro de uma economia baseada em recursos, compreenderemos o verdadeiro significado de sermos civilizados. “
( Jacque Fresco )