O Movimento Bertioga-Z se define como um movimento social, que promove a união da espécie humana por meio de mudanças de paradigmas, sobretudo, no atual modelo econômico.

Para muitos, pode ser uma grande novidade por se tratar de algo totalmente novo e certamente desafiador.

Iniciado em 2016 por um conjunto de ideias e valores, o Movimento Bertioga-Z constitui-se pelo espírito “Z” (Zeitgeist – que em alemão significa “espírito do tempo”), onde o Humanismo abraça a razão humana, a ética, a justiça social e o naturalismo filosófico, utilizando o espírito, a ciência e a lógica como a base da moralidade e de tomada de decisão.

O movimento defende a sustentabilidade e promove ações de conscientização através de uma rede de atuação global de vários outros movimentos existentes, ou ainda, que venham a existir, trazendo uma linha de pensamento favorável à humanidade e para todo universo. O objetivo base do movimento é a participação dessa conscientização a nível regional, na cidade de Bertioga, com a promoção do Modelo Econômico Baseado em Recursos, em oposição ao atual modelo econômico (monetário), e outras linhas de pensamento em oposição ao nosso atual clima cultural e social.

A Economia Baseada em Recursos defende que não é de dinheiro que precisamos, mas de satisfazer as nossas necessidades com os recursos apropriados, isto é, precisamos de uma gestão inteligente dos recursos disponíveis e daqueles que se podem produzir. Com a automação do trabalho técnico, isso pode acontecer, e o homem, então satisfeito, se dedica ao trabalho criativo e até mesmo a pensar em outras maneiras de aumentar e gerir esses recursos.

Cada pessoa é um mundo, um universo, e todos podem mudar o seu mundo, o seu universo, fazemos parte dessa mudança. O movimento está aberto a todos que procuram matar a sede dessa consciência, da importância de tudo aquilo que nos cerca, da importância de tudo aquilo que nos envolve e que fazemos parte.

Inspirar cada pessoa a olhar para dentro de si mesma, e principalmente, contribuir para um coletivo cada vez mais consciente de sua verdadeira essência através da informação.

Quem está antenado com o mundo sabe que estamos vivendo momentos de mudanças. Uma vez que, já dizia o escritor brasileiro Érico Veríssimo: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”.

Vamos, portanto, construir moinhos de vento!

O movimento Bertioga-Z é um dos movimentos regionais que, apoia e promove outros movimentos globais que propõem alternativas de mudança, como por exemplo, a iniciativa Carta do Mundo Livre, Projeto Venus e o Movimento Zeitgeist, atualmente presente em mais de 1000 regionais – espalhadas por cerca de 70 países ao redor do mundo, que agora alcançou a nossa cidade, Bertioga — não é político e não presta fidelidade a nenhum país, mas ainda não está traduzido totalmente pela mídia brasileira.

Traduzimo-lo!