Terceira Parte: Don’t Mind The Men Behind The Curtain (Não se importe com os homens por detrás da cortina)

Zeitgeist: Moving Forward é o terceiro da trilogia de Peter Joseph. O filme foi lançado gratuitamente na Internet a partir de 26 de janeiro de 2011. A partir de agosto de 2013, o filme tem mais de 21 milhões de visualizações no YouTube.

O filme é dividido em quatro partes. Cada parte é um amálgama de entrevistas, narração e sequências animadas:

Parte I: Natureza Humana

O filme começa com uma sequência animada narrado por Jacque Fresco . Ele descreve sua vida adolescente e sua descontinuação da educação pública com a idade de 14 anos. Ele continua a expressar que suas opiniões radicais desenvolvido como resultado de experiências durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Estudar as ciências sociais, mecânicas e engenharia social, arquitetura, entre inúmeros outros campos de estudo por 75 anos, Fresco estados, não conseguiu alterar esta inicial, radical, disposição, que ele continua a descrever em maior detalhe mais tarde no filme.

Parte II: Patologia social

As origens do nosso paradigma econômico moderno são exploradas, começando com John Locke e Adam Smith . Em Dois tratados sobre o governo , John Locke estabelece os princípios fundamentais da propriedade privada da terra, trabalho e capital. Em A Riqueza das Nações , Adam Smith usa o termo mão invisível como um meio para explicar como os benefícios de interesse próprio da sociedade de um indivíduo como um todo. Uma visão crítica da teoria econômica é feita por questionar a necessidade de a propriedade privada, o dinheiro e a desigualdade inerente entre agentes no sistema. Também visto criticamente é a necessidade cíclica de consumo, a fim de manter a cota de mercado que resulta em desperdício de recursos e de obsolescência planejada.

O outro componente é a economia monetária. O sistema monetário regulamenta a oferta de moeda e taxas de juros comprando / vendendo tesouros. Vistas mais críticas do sistema monetário são explicados. De acordo com o filme, o sistema monetário atual só pode resultar em inadimplência ou hiperinflação, porque quando o dinheiro passa a existir, ele cria empréstimos a juros. A oferta de moeda existente é apenas o principal. O interesse de pagar o empréstimo que criou o dinheiro não existe na oferta de dinheiro e deve ser emprestado repetidamente, a fim de pagar a dívida. Devido a este crescimento da oferta monetária exponencial, as informações Zeitgeist diz que o valor do dinheiro é destruído como evidenciado pela desvalorização de 96% da oferta monetária dos EUA desde que a Reserva Federal foi fundado em 1914 e 80% de desvalorização desde que os EUA encerraram o acordo de Bretton Woods, em 1971.

Parte III: Projeto Terra

Tal como acontece com Zeitgeist: Addendum , o filme apresenta uma “economia baseada em recursos”, como defendido por Jacque Fresco discutindo como a civilização humana poderia começar a partir de um novo começo em relação aos tipos de recursos, locais, quantidades, para satisfazer as demandas humanas; acompanhar o consumo e esgotamento dos recursos para regular exigências humanos e manter a condição do ambiente. São discutidas várias tecnologias para melhorar a civilização sob a economia baseada em recursos (EBR).
Parte IV: Rise

O  mundo dos negócios é descrito de uma forma inovadora e terrível. Um caso é apresentado de que a poluição, o desmatamento, as mudanças climáticas, superpopulação e guerra são todas criadas e perpetuadas pelo sistema socioeconômico. Várias estatísticas de pobreza são mostrados que sugerem um agravamento progressivo da cultura mundial. De acordo com a Organização das Nações Unidas , atualmente 18.000 crianças por dia morrem de fome. Ainda de acordo com a ONU, as taxas de pobreza no mundo dobrou desde os anos 1970.

O filme termina com um impasse entre os manifestantes nas ruas de Times Square , em Nova York enfrentando policiais da tropa de choque, enquanto no meio da depressão econômica global. Pessoas retiram trilhões de dólares dos bancos centrais do mundo, em seguida, despejam o dinheiro nas portas dos bancos. A polícia se retira. A cena final do filme mostra uma vista parcial da terra do espaço, seguido por uma sequência de instruções sobrepostas: “Este é o seu mundo”.